quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Quem vai ganhar com a copa de 2014?

Agora oficialmente vamos receber a copa de 2014! O país do futebol e da pobreza agora fala da copa como a solução de seus problemas. A famosa união do util ao agradável, um amor pelo futebol aliado a um clima favorável para novos investimentos e consequentemente um maior crescimento econômico.

Obviamente já se pode escutar vozes que dirão "não entendo como um país com tantos problemas sociais gasta tanto dinheiro na construção de estadios. Esses recursos deveriam ser alocados em obras com maior retorno social, como construção de casas populares..."

O contra argumento normalmente vem do lado da economia : "esses investimentos em infra-estrutura gerarão uma série de empregos e aumentarão o PIB nacional, por fim as pessoas mais pobres, envolvidas diretamente ou indiretamente no projeto, terão adquirido recursos para construir sua casa, não precisando de uma ação paternalista do governo brasileiro"

A dúvida nesse ponto é: quem de fato se beneficiará com o evento aqui no Brasil? os pobres? a FIFA? a CBF? Ricardo Texeira ? kkk ( brincadeira esse ultimo) - Seria a copa um momento oportuno para o Brasil iniciar um circulo virtuoso, no qual um ano de crescimento seria responsável por varias anos de crescimento sustentável?

Estima-se que a Copa pode ter adicionado 0,6% ao PIB japonês, e 2,2% ao sul-coreano, contudo os economistas alemãs Karl Brenke e Gert Wagner demonstraram, que as expectativas econômicas em relação ao Mundial de 2006 eram completamente exageradas. "A Copa é um evento simplesmente pequeno demais para influenciar o crescimento econômico. O Mundial foi uma bela festa, nada mais", disse Wagner.

Na Alemanha os investimentos feitos durante os preparativos da copa representaram apenas 0,2% a 0,7% do PIB e os verdadeiros ganhadores foram a FIFA e a Federação Alemã de futebol que receberam 180 e 21 milhões de euros, respectivamente.

Fica evidente que devemos dá um desconto, pois tudo indica que a Alemanha precisava de menos investimentos em infra-estrutura que o Brasil, contudo serve para sinalizar quem serão os principais beneficiados do evento em 2014, servindo para ponderar os argumentos em defesa dos efeitos econômicos diretos e indiretos da copa no país do futebol

http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,2449598,00.html

http://www.estadao.com.br/esportes/not_esp72864,0.htm

3 Comentários:

Às 1 de novembro de 2007 às 19:04 , Blogger Gabriela disse...

uau! globo tá perdendo um analista! :P
boa análise paulinho, mas de qualquer forma, vai ser bem divertido ter a copa aqui :D e vindo de vc, particularmente, acho que isso é tudo lorota! huiehuiehuiehe
tô brincando, viu? vc sabe :P
=**

 
Às 2 de novembro de 2007 às 16:14 , Blogger Unknown disse...

kkkkk ei pow obviamente que vai ser interessante ter a copa aqui! tem até o lado de melhorar a imagem do Brasil e tal!! o comentário era só para não superestimar os efeitos econômicos!!
mas lembre-se dos comentários alemães: "foi uma grande festa" kkkk
bjos gabi

 
Às 6 de novembro de 2007 às 18:39 , Blogger Unknown disse...

depois dá pra fazer uma pequena modificação nos estádios e transformá-los em moradia para milhares de pessoas.
auhuahuahuahuahuahuahuahuahuah

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial